Como funciona o torque no motor de um carro?

05/02/2011

Gostaria de uma explicação direta e prática. Técnicamente a idéia fica muito vaga, em objetos e outros da pra entender o que é e como funciona essa força, mas no motor de um carro é bem complexo. Como funciona?

8 respostas para “Como funciona o torque no motor de um carro?”

  1. lm94 disse:

    Cara, pra mim torque é simplesmente o excesso de força que o motor produz para girar as rodas..o que acaba sentindo no “traseiro”..torque máximo=força máxima d motor…acho que é isso

  2. LucasGarcia disse:

    Ainda não entendi muito bem. Eu lembro que em física, quando estudei sobre torque nos carros, falava que ele girava o virabrequim, ou forçava algo a gira-lo, algo assim. Dei uma pesquisada na internet e a resposta que mais me ajudou foi ‘Quanto mais torque mais força o carro tem pra retomadas, melhora a velocidade final …’ mas o cara disse algo que eu não entendi, ele disse que um uno atinge seu torque máximo com a 2500 rpm (como assim?) e se uma ferrari tiver o mesmo torque mas atingi-lo a 5000 rpm, o uno levaria vantagem … Naõ entendi u.u hasuiha

  3. Itasasu disse:

    é a força do motor

  4. Brian disse:

    ferrari atinger o mxm de torq aos 5k esse carro soh pode tar com probema, ele geralmente chega + cedo em torno disso ai 2.5, 3k mas 5 dificil, mas acho q msm chegando a 5k de giro ela ñ vai perder pois ainda tem a potencia q deve ser tipo uns 5 unos juntos ou +, muito torq ñ dá uma velocidade final muito boa, vc se lembra desses mucle cars antigos eles tinham um torq do caramba e a velocidade final era um lixo ñ passava de 220, tinha uns q até levantava a frente tipo naqle filme do + veloz o 1 q o carro levanta de tanto torq mas ñ adianta ele ñ terá velocidade final e o supra com certeza ganharia.

  5. eduardofortal disse:

    Torque é a força momento dos cilindros que faz girar o virabrequim, mas meu conhecimento físico, ou seja, é a força do motor, mas é uma explicação bem superficial. O uno levaria vantagem por ter o mesmo torque mas estar forçando menos o motor, acho que é isso.

  6. lm94 disse:

    Lucas, existem carros , que tem mais torque em altas e baixas rotações. Na faixa máxima de torque , o motor está em sua força máxima….ou seja, é um estereótipo que falam que quanto mais vc acelera , mais força vc tem……
    Tem carros que nitidamente vc percebe qual é a faixa de torque….Por exemplo , o Polo do meu pai…ele em 3.5oo rpm tá com força máxima…quando a rotação sobe , é perceptível que o motor perde força em comparação aos 3.5oor pm….
    Aí o torque máximo de um carro varia em função do jeito que o motor é montado , existem formas de montar um motor… fora que os motores são projetados de acordo com a necessidade ou gosto do fabricante para atender as necessidades…geralmente esportivos tem torque máximo em altas rotações (GERALMENTE)…os carros de passeio geralmente tem faixa de torque máximo menor para dar um conforto…pro motor não chiar muito…( eu acho)..
    Ele não levaria desvantagem simplesmente por ter muito mais torque e atingir altos rpm muito mais rápido….kkkkkkk

    Por isso que eu já presenciei carro 1.4 dando pau em 1.6……tem torque em faixa mais baixa…mesmo sendo menos potente…ganha…isso em distancias pequenas …

  7. centenaro disse:

    Bom, entendo por torque, é a ação de giratoria ou o efeito de torção de uma força, o torque no carro funciona da seguinte maneira:
    você aplica a força F e obtém torque, um motor fornece torque no eixo dele,todos os motores (independente do tipo), fornecem no eixo dele Torque e RPM,Um motor é um dispositivo que converte uma forma de energia
    em energia mecânica que é a energia de rotação do eixo do motor. O
    motor de combustão interna (gasolina, álcool, diesel) converte a
    energia armazenada nas moléculas do combustível em movimento
    do eixo virabrequim, como ele faz isso? Ele explode o combustível
    dentro da câmara do pistão e esta explosão movimenta o pistão que
    movimenta o virabrequim. Um motor elétrico converte energia
    elétrica em movimento do eixo, este movimento do eixo é composto
    por torque e velocidade angular (RPM). Todo motor fornece energia
    mecânica no eixo e esta energia no eixo é formada por torque é
    velocidade angular, ou seja, é a energia de rotação dada por P =
    T.W.
    Esta conversão de energia realizada pelo motor não é perfeita,
    sempre há perda que os fabricantes se esforçam para diminuir o
    máximo possível, só para você ter uma idéia à eficiência do motor é
    medida pela relação entre a energia que é fornecida e a que é
    liberada pelo motor no eixo dele.
    O carro possui as marcha não é?
    Essas marchas que possibilitam o maior desempenho do carro, as marchas são constituidas na sua principal estrutura do conjunto: Motor, embreage e cambio, o cambio seria um redutor ( redutor seria outro assunto) mais vamos la, o cambio é constituido, por conjuntos de engrenagens, de diferenciados diametros, o que ocaisona, a diminuição do RPM e o aumento do Torque, ou vice e versa…. exemplo: na subida a marcha geralmente esta na primeira, isso porque a engrenagem que sai do motor e menor e do cambio maior, isso ocasiona um torque maior, quando estamos na rodovia em um reta, a engrenagem do motor é a mesmas, mas a do cambio é menor, oq ocasiona um giro maior, ou seja o RPM maior,o torque agora é bem menor, mais a velocidade ee maior.
    O torque em carro simplemente esta relacionado com as marcha. quando ele chega em seu carro chega em seu RPM maximo de cada conjunto de engrenagem ele no dito popular pede marcha.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.