o que é junta homocinética?

18/09/2010

Tenho um Gol 1.0 2005, e o carro fazia muito barulho ao pisar no acelerador e eu achava um pouco “fraco”,levei na concessionária e falaram que tinha de trocar a junta homocinética? que peça é essa e o que ela faz?

14 respostas para “o que é junta homocinética?”

  1. schmickler disse:

    A junta homocinética serve exatamente para transmitir a força do sistema de transmissão, para as rodas e ao mesmo tempo, permitir que as rodas girem mesmo quando você moda de direção ou passa por buracos
    As juntas homocinéticas atuais têm longa durabilidade, em geral 40 ou 50 mil quilômetros, mas necessitam de alguns cuidados especiais, quando for a um mecânico ou mesmo em um posto de gasolina, é sempre bom dar uma olhada como estão as suas coifas (proteção de borracha sanfonada ligada as rodas), Ela protege a junta homocinética de poeira, chuva e lama. Se a coifa tiver algum problema graxa existente nela perde-se em seu lugar se depositam substâncias abrasivas, reduzindo a durabilidade do conjunto em alguns milhares de quilômetros e obrigando a troca da peça toda.

    Como perceber que existe problema no sistema de tração homocinética
    Os problemas na homocinética podem ser percebido pelo motorista, tanto com o carro em movimento como em manobras. No primeiro caso, surge um barulho de atrito metálico característico, enquanto no segundo ocorrem estalos. Em ambos os casos, é sinal de que o conjunto está com excesso de folga, e a solução é trocá-lo por um novo.

    Uma solução de emergência, caso se possa intervir logo no primeiro sinal de desgaste, é desmontar a coifa, remover a junta homocinética, limpá-la e trocar a graxa (além de trocar a própria coifa, se estiver estragada). Procure um mecânico de sua confiança, pois sua troca requer ferramentas apropriadas e em geral o custo de sua manutenção não é alto.

  2. Assuero Queiroz disse:

    Que eu saiba, a Junta homocinetica, estrala quando se enrrola o carro, e não quando acelera

  3. arley disse:

    Schimikler vc é o cara em Homocinética!!!!!!!

  4. fudencio10 disse:

    Cara do copia e cola,mas tá valendo pela busca “o que é junta homocinetica” no google.
    Bem,que eu saiba,posso estar errado ela serve apenas para transmitir a força das rodas enquanto você dobra o volante,pois se o carro só fosse andar em linha reta não precisava delas,mas as minhas deram pau e não aconteceu isso ai não,tão te enrrolando eu acho,mas,alguem que saiba pode vir e falar,e não apenas supor (como eu) ou copiar (como schmickle) hehehehe

  5. fudencio10 disse:

    Forças “as rodas” tinha que ter um editar.

  6. Milton__ disse:

    schmickler parabens, eu sabia oq era mais ñ sabia explicar…….elas estragam rapido se vc costuma sair cantando pneu com a roda virada

  7. schmickler disse:

    o fundencio a coisas na vida que não se aprende no google BLZ

  8. schmickler disse:

    outra coisa eu trabalhei e fiz cursos para ser mecanico (coisa que ñ vale a pena) mecanico mesmo aprende em fundo de quintal ou garagem a ser um profissional no ramo
    mecanico de verdade aprende na prática

  9. Assuero Queiroz disse:

    Olha ai…
    Mas ainda acho que aquilo tudo foi um pesquiza no Google

  10. Brian disse:

    se fosse só fraqza seria as velas mas seu carro faz barulho então ñ sei desculpe

  11. fudencio10 disse:

    http://blogcarburado.blogspot.com/2008/09/junta-homocintica-voc-sabe-o-que.html

    Tá ali cada letra que você copiou,schmickler,não tem problema copiar,só que seu copia e cola não ajudou em nada,e ainda tentou mentir falando em curso,por favor né,tá lá no google para todo mundo vêr,tá ai a fonte de onde você copiou,e ainda tem varias outras com o mesmo texto.

  12. MetalOmega disse:

    A junta homocinética como foi explicado, serve para comunicar a energia gerada pelo motor, passando pelo câmbio às rodas do seu carro. Olhe da roda dianteira, vc verá uma porca. Esse pino, que fica a mostra, é a homocinética propriamente dito. Para entender melhor olhe essa foto: http://www.albertolimaecia.com.br/dicadomes/kit_homocinetica.gif – A coifa retém a graxa especial. As esferas e a caixa satélite serve para que quando você esterçar, a transmissão ainda continue a mandar torque para as rodas. Quando essa peça está com defeito, ao esterçar, ela faz uns estalos, tipo metálico. Também quando a coifa rasgar, é necessário apenas trocar a coifa, e lavar a homocinética. Resumindo, a Homocinética liga o semi-eixo ao câmbio, que recebe o torque e envia para as rodas. Também manté tracionado enquanto vc estiver esterçando.

  13. Gustavo Santana disse:

    Schimikler tem razao o google ensina tudo e vc ta certo mesmo copiar e cola e melhor que dar enformaçoes erada

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.