O que seria o Motor AP?

09/04/2011

Incluindo na mesma pergunta, algum mecânico pode me responder se Realmente as peças do Motor 2.0 do Santana, “encaixam” no Motor 2.0 120cv do Golf/Jetta?

6 respostas para “O que seria o Motor AP?”

  1. rafa01 disse:

    deve encaixar afinal esse motor ainda está aí,jurássico

  2. Brian disse:

    seria um motor de alta performance da volks e q até hj é considerado um dos melhores, e que se adequa melhor a turbos e mudanças de performance

  3. Guilherme_M disse:

    O motor AP era um bom motor que a VW lançou nos anos 80. O bloco dele, era o mesmo que foi lançado no nosso primeiro Passat, e existe até hoje no cofre de Golf, Polo e Jetta. Mas, ele era o modelo específico com bloco e cabeçote de ferro fundido, e com bielas longas. Teve versões de 1.6 á 2.0 l.

    A tal Alta Performance, AP, era mais marketing do que potencia propriamente dita. A vantagem era pouca sobra a dos concorrentes, e só ganhou essa fama, pois foram junto com os AP que começou essa história de cambio curto no Brasil em carros que não são esportivos. Ai, lógico, o carro vai acelerar mais, e para os “entendidos” o som do motor sendo esgoelado parece que ele está produzindo muita potência.

    E a tal “facilidade de preparação”, ele é simples de mexer. Ponto. Em sua maioria saiu com motor 8v e com comando simples, ai fica fácil ajustar as válvulas quando for adicionar turbo. E é fácil de achar peças, se duvidar, de manha cedo você consegue comprar 6 pãezinhos e 4 bielas para AP na padaria.

    A tal resistência é mito. Pois ele consegue pouca potência se comparado á outros motores com a mesma preparação. Experimente por um turbo á 0,6 bar em um AP 1.6 de um Gol 2000 e faça o mesmo em um Peugeot 1.6 2000, só o turbo, que o Peugeot vai ter mais potência, e a mesma durabilidade. A diferença é o tempo a mais que você vai gastar ajustando os dois comandos de válvula ao virabrequim no Peugeot.

    E o tal AP de 400 cv? Mas o que sobrou de AP nele? Só o bloco, pois pistões, bielas, virabrequim, cabeçote, válvulas, foram todos trocados por peças mais resistentes. E o AP de 1000 cv daquele Golf do YouTube? Também foram trocadas todas as peças, restando só o bloco, com vários reforços térmicos e estruturais, e duvido que aquele motor tenha durado mais que três arrancadas.

    Falando sério, á única vantagem do AP é que como muita gente ja turbinou, aspirou, comprimiu o AP, ja tem bastantes peças no mercado, e bem baratas.

    Ah, e se alguém ouviu, e acreditou, aquela história de que o Veyron usa 4 blocos AP ligados pelo virabrequim, saibam que isso é mentira. O Veyron usa dois VR8 ligados pelo Virabrequim.

  4. Lemosvoltei disse:

    já falaram tudo, pode fechar a pergunta

  5. Itasasu disse:

    não brian, ele não é considerado um dos melhores, é um dos piores 2.0 do país

  6. GILSON disse:

    NÃO, INFELIZMENTE AS PEÇAS DO AP 2.0 SÃO DIFERENTES DO GOLF/JETTA, E DEPENDENDO DO ANO DO GOLF VARIA DE MOTOR MEXICANO E ALEMÃO QUE SAIU NAS DATAS DE 93>97.

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